Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ARTIGOS FEPAAE

Paulo Freire



Ozires Silva — coronel, engenheiro aeronáutico brasileiro, ex-ministro da Infraestrutura e das Comunicações, presidente e cofundador da Embraer, presidiu também a Petrobras e a Varig — contou no programa Roda Viva o que escutou de avaliadores de indicações para o Prêmio Nobel, quando os questionou sobre o porquê de o Brasil nunca ter sido agraciado com essa honraria:

“Vocês brasileiros são destruidores de heróis”.

Se é pensador, filósofo, educador, ou crítico de qualquer área que seja, o mote para a avaliação de seu trabalho é feito, via de regra, segundo sua ideologia. Isso é um pecado lesa-pátria. É uma visão mesquinha de mundo. A qualidade está naquilo que pode ser aproveitado como fundamento de vida, não importando se venha da Direita ou da Esquerda.

Hoje, os meios de comunicação são armas que quando bem utilizadas obtém resultados fantásticos de divulgação e o comunicador deve estar atento para isso. Um erro de grafia ou de concordância, pode ser atribuído ao corretor gráfico. Entretanto, erros conceituais podem destruir anos de trabalho científico, gerando a desinformação.

O comunicador passa a ser protagonista e não apenas um repetidor de “post”. Quando tal fato parte de um parlamentar, a gravidade é ainda maior, pois está em suas mãos a construção ou a destruição de valores nacionais.

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira, título que tentaram banalizar.

O mesmo Chile que não quer de volta o Paulo Guedes, idolatra Paulo Freire.

Paulo Freire, terceiro autor mais citado em pesquisas acadêmicas da área de humanas no mundo, segundo levantamento feito com a plataforma Google Scholar em 2016. Deixando livros de autores renomados como Karl Marx e Michel Foucault para trás. Pedagogia do Oprimido, sua principal publicação, já foi citada 72.359 vezes, atrás apenas de obras do filósofo Thomas Kuhn (81.311 vezes) e do sociólogo Everett Rogers (72.780), ambos norte-americanos.

Influenciado pelo educador, o diretor Lourenço Garcia, que nasceu no arquipélago de Cabo Verde, dirige aquela, que é considerada a melhor escola dos Estados Unidos, a Revere High School, nos arredores de Boston.

Faço essas comparações, porque é comum desmerecer o Capital Cultural Brasileiro, com o que é ofertado no Exterior.

Pedindo desculpas aos contrários, tenho orgulho de ser Brasileiro, Construtivista e Influenciado por Paulo Freire.

Oswaldo Augusto de Barros – CNTEEC – FEPAAE – FST