Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ARTIGOS FEPAAE

Prevenção do câncer de próstata ─ Novembro Azul



Por Maria Augusta

O foco da Campanha Novembro Azul é conscientizar os homens sobre a importância de fazer rotineiramente os exames que diagnosticam o câncer de próstata; ou seja, sobre a importância da prevenção e diagnóstico.

A campanha teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode — que, na época, estava fora de moda — crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina.

Conforme os anos foram se passando, a campanha conquistou cada vez mais adeptos, até se tornar mundial. Hoje, ela é feita em mais de 20 países.

Na fase inicial o câncer de próstata dificilmente apresenta algum sintoma, razão pela qual é preciso inserir avaliação médica de rotina na vida dos homens. Tipo mais comum entre os homens, o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Somente entre 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos foram estimados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). A cada hora, sete homens recebem o diagnóstico de câncer de próstata no Brasil, de acordo com as estimativas de incidência do Inca para 2018 (68.220 casos/ano).

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Durante este mês a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) intensificará o alerta. Palestras serão feitas por todo o Brasil junto com outras ações que visam informar e orientar a população, justamente pelo fato de o câncer de próstata ser o mais frequente entre os homens, após o câncer de pele. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura do câncer.

Portanto, prezados senhores, cuidem-se!