Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ARTIGOS FEPAAE

PARA PAGAR IMPOSTOS O BRASILEIRO TRABALHA CINCO MESES


O período necessário para o brasileiro pagar toda a carga tributária é de cinco meses ou 151 dias. Ou seja, de 1º. de janeiro até 31 de maio de 2015, todo o tempo trabalhado pelo brasileiro destinou-se somente para custear impostos, taxas e contribuições aos governos federal, estadual e municipal.

Hoje a quantia de dias trabalhados para pagar o total de tributos quase que dobrou em comparação às décadas de 70 e 80, quando eram necessários, respectivamente, 76 e 77 dias de trabalho para pagar impostos sobre rendimentos, patrimônio e consumo.

Conforme cálculos do IBPT ─ Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário o trabalhador brasileiro deverá destinar 41,37% do seu rendimento bruto para pagar tributos neste ano.

No estudo feito pelo IBPT, comparado com outros países, quanto ao número de dias de trabalho exigidos para custear tributos, o Brasil aparece na 8ª. posição, após a Dinamarca (176 dias), a França (171 dias), a Suécia e a Itália (163 dias), a Finlândia (161 dias), a Áustria (158 dias) e a Noruega (157 dias).

Contudo, também foi constatado, dentre os países pesquisados, que o Brasil é quem apresenta o pior retorno dos valores arrecadados em tributos para a sua população. Ou seja, mesmo tendo alta carga tributária, a aplicação de tal arrecadação em benefícios para o brasileiro é bastante precária, considerando os serviços públicos, a infraestrutura, o desenvolvimento econômico; comprometendo assim a qualidade de vida.

Nos EUA, por exemplo, o custeio de tributos requer 98 dias de trabalho e, em contrapartida, aquele país aparece em primeiro lugar em termos de melhor retorno para o povo americano. Logo após aparecem a Austrália e a Coréia do Sul. Portanto, é importante despertar a atenção de todos para, através de mobilização, reivindicar o retorno dos tributos pagos em benefícios à sociedade.

É através da união de esforços que será possível transformar essa realidade. Afinal, o trabalhador brasileiro que compromete 41,37% de seu salário pagando impostos tem direito a melhorias na assistência à saúde; na educação; na segurança; na alimentação; no transporte; no fornecimento de água e de energia elétrica, etc.