Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ARTIGOS FEPAAE

TRE ESTENDE CADASTRO BIOMÉTRICO

ELEITOR DE TODO ESTADO DE SÃO PAULO QUE PROCURAR A JUSTIÇA ELEITORAL
PODERÁ SER HABILITADO


Cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.

Está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país, para o eleitorado brasileiro que abrange mais de 143 milhões de pessoas (dados de janeiro de 2015).

Para as eleições de 2014 uma das grandes novidades para milhões e eleitores foi o sistema biométrico. A inovação proporcionou mais segurança ao cidadão na hora de votar uma vez que a identificação do eleitor foi feita a partir de suas impressões digitais.

Atualmente, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) estendeu o cadastramento biométrico para todas as cidades do Estado.

Segundo o presidente do Tribunal, apesar de o comparecimento não ser obrigatório é muito importante que todos façam o cadastramento. Alerta, ainda, que se deixarem de atender o chamamento da Justiça Eleitoral, os eleitores poderão enfrentar grandes filas num futuro não muito distante. O agendamento de atendimento, já disponível, é obrigatório, considerando a capacidade diária limitada para recepção dos eleitores.

Para agendar, basta acessar o site www.tre-sp.jus.br. Após, é só ir ao cartório eleitoral na data marcada, levando um documento com foto, comprovante de residência e o título eleitoral, se tiver.

Para o primeiro título dos homens, que têm entre 18 e 45 anos, é necessário também o comprovante de quitação do serviço militar.

A meta do TSE é recadastrar todo eleitorado do Brasil até 2018.