Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão é algo que temos que lidar todos os anos. Apesar do incômodo mais de 70% da população aprova a medida. Uma pesquisa constatou que as horas a mais de luz no final do dia permitiram o aumento do convívio familiar entre pais e filhos menores; o tempo para adaptar-se ao horário é de 4 dias.

O horário de verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Desde 2008 foi fixada a data de início e término do horário de verão, que deve começar à zero hora do terceiro domingo de outubro a terminar à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte (se coincidir com o domingo de carnaval, o horário é prorrogado por mais uma semana).

Isso significa que o horário de verão 2014/2015 tem início à zero hora do dia 19 de outubro e termina à zero hora do dia 22 de fevereiro de 2015. No início você deve adiantar o ponteiro das horas para uma hora. Nesse ajuste você perde uma hora do seu tempo. No fim do horário de verão à meia-noite de sábado para domingo você deve atrasar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para as onze horas. Você ganha uma hora e pode aumentar o happy hour para pelo menos mais uma hora.

O horário de verão não serve apenas para economizar energia, mas também reflete na preservação ambiental e ainda traz melhoria à sociedade. A energia elétrica é a grande propulsora da população e depende da água para ser gerada, daí a importância em se economizar energia nos períodos de chuva, pois assim a hidrelétrica garante um acúmulo de água, evitando que no período de seca o cidadão não fique sem luz.

É visto por alguns como algo relativamente desnecessário e prejudicial à saúde, já que altera o relógio biológico das pessoas provocando uma mudança brusca nos ritmos do organismo humano que, normalmente, estão sincronizados entre si, seguindo uma ordem temporal interna. Hoje tem-se reconhecido benefício para a população como um todo seja pela obtenção de maiores espaços diários para o lazer, seja nas atividades ligadas diretamente ao comércio e à indústria ─ com destaque para o turismo. Também há benefício nas questões ecológicas e na preservação do meio ambiente, quando se tiram vantagem pelo maior aproveitamento da luz solar.