Telefone 11 2295-9949
A FEPAAE DIRETORIA EMISSÃO DE GUIA FALE CONOSCO SITES ÚTEIS PARCEIROS
HOME ARTIGOS FEPAAE NOTÍCIAS JURÍDICAS CONVENÇÕES COLETIVAS INFORMATIVOS SINDICAIS ECONOMIA ÚLTIMAS NOTÍCIAS PALAVRA DO PRESIDENTE
Av. São João, 1086 - Conj.608 - Centro
CEP 01036-903 - São Paulo SP
Tel. (11) 2295-9949
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GOVERNO REAVALIA O PAGAMENTO DA PRIMEIRA PARCELA DO 13º SALÁRIO AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS E DECIDE PAGÁ-LA EM SETEMBRO

Neste ano devido ao fraco ritmo de atividade de economia, com queda de arrecadação, o governo não conseguiu realizar a antecipação da 1ª parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto. Com isso rompeu a tradição que ocorria desde 2006.

O governo tinha então decidido que não pagaria a primeira parcela considerando que antecipar o 13º salário não é obrigatório por lei. Essa antecipação é feita há nove anos, e a iniciativa era resultado do acordo firmado no primeiro mandato do governo Lula e as entidades representativas da categoria em todo o país, e que a presidente atual vinha cumprindo. Para decepção dos aposentados e pensionistas do INSS a folha de pagamento referente ao mês de agosto foi liberada sem nenhuma informação sobre antecipação.

Agora, na noite de 24 de agosto, o governo decidiu pagar em setembro a primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS; ao contrário do que havia decidido em 22 de agosto divulgando, então, que dividiria o pagamento da mesma em duas vezes.

Diante de medidas como essas ─ primeiro o governo decide não antecipar a parcela do 13º salário, alegando falta de recursos e também que não é prevista em lei; depois resolve fazer o pagamento dividido em duas vezes ─, diversos setores da sociedade continuaram com críticas ao governo sobre essa questão uma vez que os aposentados e pensionistas tradicionalmente já contam com essa renda na folha de agosto. Certamente essa pressão política de vários setores da sociedade contribuiu para que o governo reavaliasse a situação e resolvesse pagar finalmente, em setembro, até para não sofrer mais desgaste político. Até quando trabalhadores, aposentados e pensionistas sofrerão os efeitos negativos dos ajustes das contas públicas, cuja responsabilidade é do próprio governo?